terça-feira, 9 de outubro de 2012

Resenha do livro Tia Julia e o Escrevinhador

Título: Tia Julia e o Escrevinhador
Autor: Mario Vargas Llosa
Páginas: 359
Editora: Alfaguara


             
                  Mario Vargas ou Varguitas, é um jovem de dezoito anos que mora em Lima com os avós, seus pais  residem nos Estados Unidos. Estudante de direito, porque seus pais gostariam que seguisse esta carreira, Varguitas é na verdade um amante da literatura, que sonha em tornar-se escritor. Ele ainda dedica seu tempo aos boletins de notícias da Rádio Panamericana, onde trabalha.
                 Sua vida muda a partir do momento em que Tia Julia cunhada de seu tio Lucho chega a Lima. Julia, era boliviana de trinta e cinco anos, recém-divorciada.
                 Varguitas e Julia iniciam uma amizade pois quase todas as noites iam ao cinema juntos para apreciarem um pouco mais a cultura. Com o passar do tempo esse relacionamento é intensificado e eles acabam se apaixonando.
                 Neste intervalo, chega a Rádio Central, vizinha da Panamericana, Pedro Camacho, famoso galã de novelas bolivianas, mas sua aparência não lhe com pensava tamanho título. Camacho escreve e interpreta novelas na rádio, estas ficaram super famosas e populares entre os limenses. Camacho torna uma amizade a mais para Varguitas.
                 O amor entre Varguitas e Tia Julia só aumenta, mas o casal acaba enfrentando problemas com a família que rejeita o relacionamento, pela diferença de idade entre eles. Estes acabam decidindo se casar pois esta era a única forma de continuarem juntos. Lutando contra a sua família e a lei, Varguitas, vai com Pascual, Javier(seus amigos) e sua amada Julia em busca do tão sonhado casamento civil.
                 O livro se trata de uma história peruana, um romance latino-americano, portanto lê-lo, foi uma experiência enriquecedora para mim, pois nunca havia lido ou visto uma obra como esta. Ao meu ver, é um livro mais adulto então indico-o para pessoas com no mínimo dezessete anos, por tratar de uma temática mais adulta. Sinceramente fiquei um pouco decepcionada com o final da história, mesmo assim, gostei da obra. Aqueles que gostam de um romance um pouco melodramático irão gostar da história.

1 comentários: